Jardim Botânico de Jundiaí: preservação e lazer
Esta postagem foi publicada em 13 de fevereiro de 2020 e está arquivada em Jundiaí.Inaugurado em dezembro 2004, o Jardim Botânico de Jundiaí margeia o Paço Municipal, ocupando área de 150.000 m². Além de espaço privilegiado oferecido à população, o Jardim tem por objetivo, principalmente, o estudo da vegetação existente na Serra do Japi, último reduto da Mata Atlântica no interior paulista.
Surgiu como uma proposta de recuperação de uma degradada, onde já haviam sido exercidas as atividades de extração mineral e de deposição de resíduos.
A área também sofreu sucessivos incêndios que modificaram a vegetação natural.
Possui um acervo de plantas de espécies nativas da flora brasileira e espécies exóticas destinadas a exposição e atividades de educação ambiental.
Conta com excelente infraestrutura e atrações variadas, como jardins temáticos (Espaço África, Jardim Italiano e Jardim Japonês), trilhas, ciclovias, orquidário, além de uma área verde de grande beleza.
O Jardim Botânico também possui um Programa de Conservação de espécies de plantas do Cerrado e da Mata Atlântica.
Foi criado pela Lei nº 6.154, de 03 de novembro de 2003 e denominado Jardim Botânico “Valmor de Souza” pela Lei 6.550, de 25 de maio de 2005.
Endereço: Av. Vereador Geraldo Dias com Marginal Direita do Rio Jundiaí -Jundiaí – SP
Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 18 horas.
Telefones: (11) 4523-1012 – (11) 4582-2468
Entrada gratuita
Para saber mais acesse: https://jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/