Campanha – cidade-mãe do sul de Minas
Esta postagem foi publicada em 3 de janeiro de 2020 e está arquivada em Campanha M.G..
Localizada no sul de Minas, a cidade de Campanha é conhecida como “o Berço da Cultura Sul Mineira” ou “Cidade Mãe do Sul de Minas”, pois foi o primeiro Arraial, a primeira Freguesia e a primeira Vila, tornando-se cidade em 1840.
Todo sul de Minas e mais uma parte de São Paulo integravam Campanha, pois seus limites iam até o Rio Pardo e a então freguesia de Franca. Atualmente, mais de 160 cidades ocupam seu território original.
O município está na rota da Estrada Real, é porta de entrada do Circuito das Águas e sede da Rota Turística Religiosa: Caminho de Nhá Chica e Padre Victor.
Negro, filho de escravos, Padre Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha, em 1827. Seu processo de beatificação teve início em 1993.
Teve sua beatificação autorizada pelo Vaticano após o reconhecimento de um milagre alcançado por sua intercessão. A cerimônia oficial de beatificação ocorreu em Três pontas (MG), local para onde foi transferido logo após sua ordenação e onde efetivamente realizou seu trabalho social.
Outro filho ilustre da cidade é Vital Brasil, médico, sanitarista e pesquisador que desenvolveu o soro antiofídico.
Campanha também é conhecida pelo seu rico artesanato em madeira, fios e fibras e bordados.
A Praça Dom Ferrão, muito arborizada e com seu belo coreto, é muito agradável e bastante visitada.
Referências:
Prefeitura de Campanha. Disponível em https://www.campanha.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=196&Itemid=184. Acesso em 02.01.2020.