Curitiba: Memorial da Imigração Ucraniana
Esta postagem foi publicada em 12 de março de 2020 e está arquivada em Curitiba (PR).O Memorial da Imigração Ucraniana, em Curitiba, foi inaugurado em 26 de outubro de 1995 em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes à cidade.
Oito famílias ucranianas chegaram ao Paraná em 1891, fixando-se na Colônia Santa Bárbara. Mas foi somente em 1891 que grandes levas de imigrantes fixaram-se nos arredores de Curitiba e, posteriormente, em Prudentópolis e Marechal Mallet.
Os descendentes de ucranianos no Brasil constituem hoje uma comunidade de mais de 500 mil pessoas e estão localizados em sua maioria – cerca de 80%, ou seja, acima de 400 mil –, no Paraná. Em Curitiba, são aproximadamente 55 mil pessoas.
Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil.
A imigração começou efetivamente nos anos de 1895-96. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no país. Até a década de 1920, aproximadamente 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil, a maior parte proveniente da Galícia, região ocidental.
Logo na entrada do Memorial, há um portal e, mais adiante, a réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet (PR), com sua cúpula dourada, construída em madeira, em estilo bizantino, onde há uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados.
A Capela de São Miguel é do tempo no qual as paredes não tinham pregos e sobrava madeira de alta qualidade nas florestas nativas. As vigas eram apenas encaixadas. Sua arquitetura foi copiada na réplica feita em Curitiba.
Ao lado da capela está o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural.
O Memorial da Imigração Ucraniana está localizado no Parque Tingui e é cercado por uma bela área verde.
Endereço: Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui – São João
Contato: (41) 3321-3247
memoriais@fcc.curitiba.pr.gov.br
Horário de funcionamento: 10h às 18h (3ª feira a domingo)
Entrada gratuita
Referências:
Rádio Najuá. Disponível em: https://radionajua.com.br/noticia/noticias/irati-e-regiao/icone-da-comunidade-ucraniana-igreja-sao-miguel-arcanjo-e-reinaugura. Acesso em 08.03.2020.
Fundação Cultural de Curitiba. Disponível em: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/memorial-ucraniano/. Acesso em 08.03.2020.
Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_ucraniana_no_Brasil . Acesso em 08.03.2020.