Fazenda Nossa Senhora Conceição
Esta postagem foi publicada em 7 de novembro de 2019 e está arquivada em Jundiaí.A Fazenda Nossa Senhora da Conceição começou suas atividades em 1810, com o cultivo de cana-de-açúcar.
Foi adquirida por Francisco José da Conceição, futuro Barão de Serra Negra, nascido em Piracicaba, em 1822. Oriundo de família produtora de café e de abastecimento para as regiões mineradoras, o barão participou, a partir de 1850, da expansão da economia cafeeira no oeste paulista. A partir dai essa propriedade teria tomado os moldes de uma típica plantation de café, ou seja, propriedade com cerca der 3 mil alqueires, monocultura e com mão-de-obra escrava.
No período áureo da cafeicultura as fazendas do Barão receberam visitantes ilustres como o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina.
Em 1882, chegaram à fazenda os imigrantes italianos, que trouxeram o cultivo da uva. Com a que do café na Bolsa de Nova York, a vinicultura ganhou incentivo na Fazenda, que foi uma grande produtora uva no Estado. Deu origem a novos bairros em Jundiaí e Itatiba.
A antiga tulha da fazenda foi reformada e adaptada para utilização como restaurante, que funciona das 11h30 às 15h30 horas.
Para saber mais, acesse: https://www.fnsc.com.br/a-fazenda