Marco das Três Fronteiras – muita história e belas paisagens
Esta postagem foi publicada em 24 de julho de 2022 e está arquivada em Foz do Iguaçu (PR).Foz do Iguaçu, além das magníficas cataratas, possui vários pontos turísticos que merecem ser visitados. O Marco das Três Fronteiras é um deles.
Do Marco é possível observar as fronteiras do Brasil, Argentina e Paraguai e contemplar o pôr-do-sol entre os três países.
Logo na entrada do complexo, o Centro de Visitantes abriga a bilheteria, uma lojinha de souvenirs e uma exposição com painéis e objetos mostrando a cultura Guarani e a história da região, com destaque para as Missões Jesuíticas.
Por sinal, a Vila Cenográfica proporciona uma imersão nas Missões Jesuíticas, também conhecidas como Reduções.
As Reduções eram aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas pertencentes à Companhia de Jesus e tinham como objetivo catequizar os índios. Ocupavam os territórios atuais de Brasil, Argentina e Paraguai. A maioria dos indígenas presentes nas Missões pertenciam à etnia Guarani.
As primeiras Reduções foram fundadas no oeste do Paraná que na época, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, era território espanhol. De 1610 em diante, 13 vilas foram criadas, uma delas, a de Santa Maria, em 1626. Sua localização é incerta, mas alguns mapas indicam sua instalação no Rio Iguaçu, próximo das cataratas.
A partir de 1629, os bandeirantes passaram a buscar os guaranis para trabalharem como escravos nas lavouras e expulsaram as primeiras Missões para as áreas entre os rios Uruguai e Paraná.
A história do conquistador Álvar Núñez Cabeza de Vaca também é lembrada em um Memorial. Em 1542, o espanhol chegou ao Rio Iguaçu e seguiu por ele, guiado pelos índios Caingangues, chegando às Cataratas. Foi o primeiro europeu a avistar as Cataratas do Iguaçu.
Na parte externa, fica o marco brasileiro – um obelisco triangular pintado com as cores do Brasil. O obelisco foi erguido para celebrar a paz entre os povos e foi inaugurado em 1903, juntamente com o marco argentino. O marco paraguaio foi erguido em 1961.
Do Mirante podemos observar o encontro das águas dos Rios Iguaçu e Paraná. Do lado esquerdo, nas margens do Iguaçu está o marco argentino. Do lado direito, nas margens do Rio Paraná, fica o marco paraguaio.
O espaço conta também com loja de artesanato, lanchonete e um restaurante – o Cabeza de Vaca. À noite, as luzes destacam a beleza do local e em determinados horários, há apresentações de danças folclóricas.
Do Marco também pode-se observar a nova ponte Brasil-Paraguai (em fase final) que ligará Foz do Iguaçu à cidade de Presidente Franco, no Paraguai.
A ponte do tipo estaiada, quando concluída, terá 760 metros de comprimento e está sendo construída com recursos da Itaipu Binacional.
Próximo ao Marco, a Roda Gigante Yup Star também atrai inúmeros visitantes . Com 88 metros de altura, ela proporciona uma vista panorâmica privilegiada para admirar os belíssimos cenários naturais da região. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial: https://yupstar.com.br/rodas/foz-do-iguacu/
Os ingressos ao Marco das Três Fronteiras podem ser adquiridos na Bilheteria ou pelo site oficial: https://marcodastresfronteiras.com.br/.
Endereço: Três Fronteiras, S/N,
Loteamento Parque das Três Fronteiras
Foz do Iguaçu / Paraná / Brasil
Horário de funcionamento: diariamente, das 14h às 21h, até o final de julho-2022. Após essa data, consultar no site https://marcodastresfronteiras.com.br/
E-mail: contato@marcodastresfronteiras.com.br
Tel: +55 45 3132 4100
Whatsapp:+55 45 9 9137 3444
Referências:
Marco das Três Fronteiras. Disponível em https://marcodastresfronteiras.com.br/. Acesso em 22.07.2022.
IBGE. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/foz-do-iguacu/historico. Acesso em 22.07.2022.
H2FOZ. Disponível em https://h2foz.com.br. Acesso em 23.07.2022.