Paranapanema (SP) – A cidade, o rio e suas belezas naturais
Situada no interior de São Paulo, a aproximadamente 250 km da capital, Paranapanema é conhecida como a Princesa do Vale e se destaca por suas belezas naturais.

O principal atributo natural da Paranapanema é, sem dúvida, o rio de mesmo nome.
A cidade, juntamente com outros dez municípios banhados pela Represa Jurumirim (formada principalmente pelo represamento do Rio Paranapanema) integra o Pólo Turístico Cuesta e é considerada estância turística.
O município se destaca na agropecuária e, recentemente, tem investido no turismo, pois o Rio Paranapanema, um dos menos poluídos do estado, propicia várias formas de lazer, como pesca e esportes náuticos e tem atraído muitos visitantes.
O Rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, em Capão Bonito, no sudeste do Estado de São Paulo e deságua no Rio Paraná, após percorrer cerca de 900 quilômetros.
Ele é considerado um divisor natural entre os estados de São Paulo e Paraná.
A cidade conta com um pequeno museu denominado Dona Guita, localizado na casa onde morou a primeira professora da cidade.
Segundo a responsável pelo museu, está sendo elaborada a tipografia do cantor e compositor de música sertaneja Dino Franco, figura importante na cultura local e que tem, inclusive uma estátua na praça central da cidade.

Talia – responsável pelo Museu Municipal Dona Guita
Um dos pontos mais visitados da cidade é a Ilha do Sol – uma praia de água doce, localizada na margem da represa Jurumirim, a 7 quilômetros do centro da cidade. A praia, de acesso livre, possui banheiros, campo de futebol, quadras, pesqueiro e rampa para embarcações.
CAMPOS DE HOLAMBRA
Um outro lugar que merece ser visitado é o distrito Campos de Holambra.
Vindos de Holambra I, os imigrantes holandeses, buscando expandir a colônia, adquiriram, em 1960, a Fazenda das Posses, em Paranapanema, e fundaram a Cooperativa Agro-Industrial Hombra.
Até 2007, era conhecido como Holambra II, um bairro de Paranapanema. Uma lei municipal transformou a comunidade em distrito. O nome é uma homenagem à produção agrícola, destaque na economia local.
Passear pelo distrito, que conta com uma excelente infraestrutura, é mergulhar na cultura holandesa, com seus moinhos, tamancos e flores.
A Associação Cultural Pró Preservação da História e Cultura da Fazenda das Posses vem desenvolvendo um ótimo trabalho.
Sob sua coordenação, o Museu das Posses, inaugurado em 2000, conta a trajetória da origem do Distrito Campos de Holambra, por meio de fotos e objetos.
O local onde está instalado o Museu é uma réplica da casa sede da Fazenda e foi construído com materiais da antiga casa.
O Museu conta com um hall de exposições, com retratos das famílias tradicionais de Campos de Holambra e outras colônias holandesas existentes no país.
Quando visitamos, o Museu estava passando por uma reforma e não foi possível conhecer todo seu rico acervo, mas é, sem dúvida, um local que merece ser visitado.
Paulo – Museu das Posses
Apesar de 1/5 da represa de Jurumirim estar localizada em Paranapanema, tivemos dificuldade em acessar outras praias, além da Ilha do Sol.
Há muitos loteamentos às margens da represa. Fomos informados que bastava a identificação na portaria dos condomínios para entrar. Porém, apesar de sermos educadamente atendidos, não foi permitido nosso acesso.
Seguimos até Avaré, no camping municipal, uma área com toda infraestrutura e aberta ao público.

Paranapanema não conta com muitas opções de hospedagem.
Ficamos no Pesqueiro do Pedrinho, onde fomos muito bem atendidos e o belo amanhecer junto aos lagos nos surpreendeu.
Paranapanema tem um grande potencial turístico devido ao rio, à cultura e à hospitalidade de seus moradores, mas a grande quantidade de condomínios à beira da represa dificulta o acesso às praias. Embora não tenhamos tentado entrar em todos os condomínios, onde buscamos o acesso, nos foi negado.
Museu das Posses
Endereço: Av. das Hortências, 400 – centro – HOLAMBRA II, Paranapanema – SP
Horário de funcionamento:
Quartas e quintas-feiras: das 8h às 12 horas
Sextas-feiras: das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
Domingos: das 10h às 12 horas
Telefone: (14) 99710-3978
Museu Municipal Dona Guita
Endereço: Rua Manoel Domingues Leite, centro, Paranapanema – SP.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 12 horas e das 13h às 17 horas
Domingos e feriados: das 10h às 12 horas e das 13h às 16 horas.
Hotel e Restaurante Pesqueiro do Pedrinho
Endereço: Rodovia Mário Covas, km 73,5
Telefones: (14) 99609-5346 (Pedrinho), (14) 99818-6682 (jorge Neto) e (14)99752-0135 (Pesqueiro do Pedrinho)