Argos Industrial
Esta postagem foi publicada em 7 de novembro de 2019 e está arquivada em Jundiaí.A Argos Industrial foi fundada em 27 de fevereiro de 1913, com a denominação de Sociedade Industrial Jundiaiense.
No mesmo ano, seu nome foi alterado para Sociedade Argos Industrial. Depois de sucessivas alterações na razão social, passou a denominar-se, em 1927, Argos Industrial S/A, denominação que
permaneceu até 1984.
A tecelagem era o carro-chefe da produção.
Em 1920, foi adquirida pelo Grupo JJ. Abdala. Foi uma das maiores empregadoras de Jundiaí e promoveu intenso movimento de reurbanização no bairro de Vila Arens.
Destacou-se pelos avanços no que se refere a benefícios sociais para seus empregados, mantendo Cooperativa, loja, grupo escolar, escola de fiação e tecelagem, refeitório, cinema, parque infantil, biblioteca e uma vila operária.
Depois de sucessivas más administrações, a Argos teve suas portas fechadas na década de 1980. Foi
desapropriada pela Administração Pública, em 1989, sendo transformada em um Complexo Educacional e
Cultural.
Atualmente, abriga a Biblioteca Municipal Prof. Nélson Foot, Centro de Capacitação, Centro de Informática, Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, Centro Municipal de Línguas Antonio Houaiss, Divisão de Suporte Administrativo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Divisão de Suporte Administrativo da Educação Infantil I, Espaço Pedagógico, Núcleo de Apoio à Aprendizagem, CRIJU (Centro de Referência do Idoso de Jundiaí), TV Tec.
Endereço: Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Centro
Referência:
Prefeitura de Jundiaí. Disponível em jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/wp-content/uploads/sites/15/2014/08/Argos-Industrial.pdf. Acesso em 18.01.2019.