Capitólio, a Rainha dos Lagos
Esta postagem foi publicada em 21 de fevereiro de 2020 e está arquivada em Capitólio (MG).O lago da Hidrelétrica de Furnas é uma das principais atrações turísticas de Capitólio (MG).
No fim da década de 50, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira assinou decreto para contornar uma crise elétrica que assustava o país e as obras da Usina Hidrelétrica de Furnas, tiveram início.
Assim, com cerca de 1.500 km² e aproximadamente 20 bilhões de metros cúbicos de água do Rio Grande, nasceu o “Mar de Minas”, um dos maiores lagos artificiais do mundo e a maior extensão de água do estado.
Trinta e quatro cidades são banhadas pelo lago, dando origem a belas paisagens, pequenos lagos, praias artificiais, cachoeiras, piscinas naturais e formações rochosas.
Capitólio, que está localizada a 280 km de Belo Horizonte, é uma das cidades banhadas e também uma das mais visitadas.
A região onde está localizada era conhecida, no passado, como “Mata do Rio Piumhi”.
A cidade também é abrangida pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes parques nacionais brasileiros.
Possui muitos atrativos naturais como suas inúmeras cachoeiras: Cascatinha, Diquadinha, do Grito, do Poço Dourado, Fecho da Serra, da Filó, Capivara, Paraíso Achado e Lagoa Azul, entre outras.
Outras atrações são as piscinas naturais, grutas, cânions, trilhas ecológicas e atrativos históricos e culturais.
O Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, dentro da represa de Furnas, forma um espelho d’água de tons verde-esmeralda de grande beleza.
Fazer um passeio de lancha pelos canyons com paradas em alguns lugares onde é possível nadar e apreciar belas cachoeiras, é imperdível.
A cidade oferece várias opções de hospedagem. Para quem for visitar, é importante verificar as agências bancárias e caixas eletrônicos disponíveis, pois não há muitas opções.
Mas, certamente, vale a pena conhecer a “Cidade Rainha dos Lagos”, banhada pelo “Mar de Minas”.