Casa Rosa
Esta postagem foi publicada em 25 de novembro de 2019 e está arquivada em Jundiaí, Tem História.
Antiga residência da família Malpaga, a Casa Rosa, localizada na Rua Barão de Jundiaí, no Polígono de Proteção do Patrimônio Histórico, onde também está o Teatro Polytheama, foi tombada pelo Compac, em 2015.
O prédio, de arquitetura italiana, foi construído no final do século XIX e é um modelo exemplar dos métodos construtivos trazidos pelos capomastri italianos que se instalaram em Jundiaí nos séculos XIX e XX, como o emprego de tijolos maciços em barro, até o momento desconhecido no Brasil, e a presença de frontão triangular, alpendre lateral com arcos e colunatas e de coloração rosácea.
Em 2014, o atual proprietário pretendia demolir o imóvel para construir um estacionamento. A população se mobilizou e pediu seu tombamento.
O imóvel não foi demolido, mas foi abandonado e tem-se deteriorado ano a ano.
Referências:
Prefeitura de Jundiaí. Unidade de Gestão de Cultura. Disponível em: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/patrimonio-historico/centro-historico/antiga-casa-da-familia-malpaga-casa-rosa/ Acesso em 25.11.2019
Jundiaí Aqui. Jundiaí e Região. MP questiona, Compac responde: Casa Rosa abandonada e deteriorada. Disponível em: http://jundiagora.com.br/mp-casa-rosa/. Acessado em 24.11.2019
Eu morava no número 237,da Rua Barão de Jundiaí. Dona Maria Malpaga, foi minha professora na 3°série do fundamental ( Professora Dina’ no Napoleão Maia) Quando eu já adulta, fui inquilina dela em julho1993/julho1998.