Curitiba (PR) – Você já provou licor de merda?
Esta postagem foi publicada em 13 de abril de 2020 e está arquivada em Curitiba (PR).Não caro leitor, você não leu errado. Quem visita Curitiba, encontrará bem em frente à Ópera do Arame, uma simpática lojinha, onde é vendido o licor de merda.
Originário de Castanhede, uma cidade portuguesa do distrito de Coimbra, em Portugal, o licor é produzido à base de leite e, em nada, lembra seu estranho nome.
Transparente e levemente amarelado, a bebida leva açúcar, baunilha, cacau em grão, canela em pau, laranja e limão, além do leite e da aguardente.
Mas você pode estar se perguntado qual o motivo desse nome. Parece haver duas explicações para ele.
Luís Nuno Sérgio, o seu criador, disse ter um garrafão de 20 litros para onde costumava colocar resíduos de outros licores que ia fazendo, e dava ao produto resultante o nome de licor de merda, que, obviamente, tinha um sabor variável de acordo com as sobras colocadas.
Este foi o embrião de tudo. Depois houve uma segunda aplicação do nome quando se resolveu cristalizar a receita e avançar oficialmente com o produto.
Na época na qual licor foi lançado, 1974, Portugal passava por um período conturbado marcado pela luta entre a esquerda e a direita. Neste contexto, o Licor de Merda foi criado para “homenagear” algumas autoridades que então governavam Portugal.
Mas voltando a Curitiba, quem prova uma dose do licor leva de brinde uma canequinha e tem direito a uma “gongada” com o penico, enquanto aprecia o produto.
Pelo sabor do licor e pela curiosidade, vale a pena conferir.
Referência:
Ncultura. Disponível em: https://ncultura.pt/licor-de-merda-historia-receita/. Acesso em 10.04.2020.