Festa da Uva de Jundiaí 2023 – sucesso de público e de vendas
Esta postagem foi publicada em 9 de fevereiro de 2023 e está arquivada em Jundiaí.Festa da Uva de Jundiaí atrai turistas. Pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo mostra que quase 40% do público vem de outras cidades
Interrompida por dois anos, em decorrência da pandemia do COVID-19, a Festa da Uva de Jundiaí voltou, em 2023, com toda força.
Foram 13 dias de festa, atraindo mais de 242 mil visitantes.
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, foram vendidas 128 toneladas de frutas em geral, sendo 63 mil toneladas somente de uva niagara de Jundiaí.
A nota média do evento foi 9,45, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência da Economia de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com apoio do Departamento de Fomento ao Turismo e da Unidade Adjunta de Governo do Município de Jundiaí.
Considerada um sucesso, tanto de público quanto de vendas, a Festa da Uva ofereceu aos visitantes shows, gastronomia, exposição e venda de frutas, pisa da uva, exposição e venda de artesanato, entre outras atrações.
Um destaque foi a Casa do Colono – espaço com atores e cenários que resgatavam a rotina e os costumes dos imigrantes italianos e a história da uva niagara rosada.
O TEM CIDADES foi conferir e mostra alguns momento0s da Festa.
Exposição de uvas premiadas
Os grupos de atores jundiaienses se uniram para dar vida aos colonos
A rotina e os costumes dos imigrantes italianos foram retratados
Entre os atores participantes estavam Ricky e Kelly e João Antonio, que atuam há muitos anos na cidade
Os cenários recriavam como viviam os imigrantes, com seus utensílios, mobiliários e costumes
Exposição de fotos contando a história da imigração italiana e da uva niagara rosada – que surgiu de uma mutação somática a partir da variedade niagara branca e que surgiu em Jundiaí, pelo ano de 1910
As Festas da Uva anteriores também foram lembradas
Artes pintadas com vinho – os principais pontos turísticos de Jundiaí foram retratados pelo artista gráfico e professor Paulo Borges, fazendo uso de uma “deliciosa paleta de cores” formada por diferentes vinhos
Os artesãos jundiaienses também estiveram presentes
Além das frutas, os doces, os vinhos e as cervejas artesanais fizeram sucesso junto ao público
Shows para todos os gostos e estilos marcaram os 13 dias de festa
Referências:
Prefeitura de Jundiaí. Disponível em https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/07/38a-festa-da-uva-e-9a-expo-vinhos-bate-recorde-de-numeros/ Acesso em 08.02.2023.
Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Turismo. Disponível em https://www.turismo.sp.gov.br/festa-da-uva-de-jundiai-atrai-242-mil-pessoas-e-recebe-nota-945-do-publico. Acesso em 09.02.2023.