Catedral Nossa Senhora do Desterro
Esta postagem foi publicada em 7 de novembro de 2019 e está arquivada em Jundiaí.A presença da capela ou igreja era uma exigência das “Ordenações do Reino” português para a fundação de povoados.
Em Jundiaí, tal capela foi originalmente construída em taipa de pilão, em 1651, com telhas de barro, sob a invocação de Nossa Senhora do Desterro, no marco zero da cidade.
No século XIX, entre 1886 e 1891, a igreja passou por reformas, sob orientação de Ramos de Azevedo, arquiteto brasileiro, que projetou importantes obras na capital paulista.
Seu estilo barroco português foi então substituído pelo neogótico, que se mantém até hoje.
No interior da Catedral encontram-se os afrescos pintados pelo artista italiano Arnaldo Mecozzi, cujos trabalhos demoraram de 1921 a 1926.
Completam a decoração interna, belíssimos vitrais confeccionados pelos famosos vitralistas da Conrado Sorgenight, casa fundada em 1889 de São Paulo.
Tornou-se Catedral, em 1966, quando foi criada a Diocese de Jundiaí.
Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo – Centro.
Referência:
Prefeitura de Jundiaí. Disponível em: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/wp-content/uploads/sites/15/2014/08/Catedral-Nossa-Senhora-do-Desterro.pdf. Acesso em 19.01.2019.
Gostaria saber horários das missas nos domingos
Também saber de fica próxima da estação ferroviária.
Eu moro no ABC e fica mais fácil ir de trem.
Olá,
A Catedral Nossa Senhora do Desterro fica no Centro de Jundiaí, na Praça Gov. Pedro de Toledo.
O Terminal de Ônibus Urbano fica em frente à Estação Ferroviária. Peça informações no Terminal sobre a melhor linha para chegar ao centro.
Quanto aos horários das missas, consulte http://www.horariomissa.org/igreja/catedral-de-nossa-senhora-do-desterro/1266/ ou ligue para (11) 4586-0248 para mais informações.