Itupeva – um novo polo turístico
Distante aproximadamente 70 km da capital paulista, Itupeva integra a Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Sua origem está ligada ao município de Jundiaí.
Antonio Queiroz Telles, o Barão de Jundiaí, possuía, no século XIX, inúmeras fazendas na região que atualmente constitui o município de Itupeva. A maior parte dessas fazendas era produtora de café.
No final do século, muitos imigrantes italianos chegaram à cidade, para substituir a mão de obra escrava na lavoura cafeeira.
Em 1867, foi inaugurada a primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway Co. , ligando Santos a Jundiaí e o café passou a ser escoado pela ferrovia.
Em 1870, foi outorgada uma concessão para ligação entre Itu e a São Paulo Railway, em Jundiaí, dando origem à Estrada de Ferro Ytuana. Três anos depois, a linha foi inaugurada, margeando o Rio Jundiaí, e em terras da fazenda São João da Via Sacra foi instalada a estação ferroviária de Itupeva.
As estações foram construídas de forma estratégica, em pontos onde as locomotivas podiam ser abastecidas com a água do rio.
Com o passar dos anos, um bairro foi se formando em volta da fazenda, cuja sede era conhecida como “O Casarão” e era considerada o coração da cidade.
Em 1892 ocorreu a fusão entre a Estrada de Ferro Ituana e a Estrada de Ferro Sorocabana, e a nova empresa passou a se chamar Companhia União Sorocabana e Ituana, que funcionou até 1904.
Em 1953, Itupeva tornou-se Distrito de Paz do Município de Jundiaí. Com o crescimento, iniciaram-se também os movimentos de emancipação politico-administrativo, tornando-se, em 1963, município.
Atualmente, Itupeva pode ser considerada uma cidade turística, pela grande concentração de atrativos, como os parques temáticos e o outlet premium, que fazem parte do empreendimento Vida Completa SerrAzul, que atrai milhões de visitantes de diversas localidades do país.
A cidade pertence a uma macro região logística, com fácil acesso para as principais rodovias do país, Bandeirantes /Anhanguera, aos principais aeroportos inclusive o de Viracopos.
Seu complexo industrial vem crescendo consideravelmente.
Junto com outras nove cidades, compõe o Circuito das Frutas, criado em 2002 com o intuito de facilitar a integração entre municípios famosos pela produção de frutas e outros produtos rurais.
Possui atrações rurais, como apiários, sítios e engenhos.
A Gruta do Quilombo também é um importante ponto turístico e religioso da cidade.
Itupeva também proporciona uma viagem ao passado. Nos bairros Monte Serrat e Quilombo ainda podem ser encontrados as antigas estações da Sorocabana, ruínas das usinas hidrelétricas, no Rio Jundiaí, armazéns e casarões.
Referências:
Memórias de Itupeva. Pansonato, Rogério Eduardo e ots. Jornal Expressão. Itupeva.
Patrimônio belga no Brasil. Disponível em: http://www.belgianclub.com.br/pt-br/ef/estrada-de-ferro-ituana. Acesso em 29.01.2020.