Memorial da Epopeia do Descobrimento – uma viagem pela história do Brasil
Esta postagem foi publicada em 6 de julho de 2023 e está arquivada em Porto Seguro (BA).O Memorial da Epopeia do Descobrimento foi idealizado e fundado pelo Professor Wilson Cruz para lembrar como foi a chegada dos colonizadores portugueses à região.
A cidade de Porto Seguro, na Bahia, proporciona aos visitantes um mergulho na história do Brasil.
Além de seu centro histórico, com suas construções centenárias, e as aldeias indígenas e sua rica cultura, outro lugar que merece ser visitado é o Memorial da Epopeia do Descobrimento.
O Memorial foi idealizado pelo Prof. Wilson Rodrigues Cruz. É um museu particular, criado com o objetivo de guardar a memória da época da chegada dos portugueses ao Brasil.
As visitas são guiadas por jovens monitores e têm início com um passeio pelos jardins, onde podemos conhecer árvores nativas como o dendezeiro, a aroeira e o pau-brasil, árvore nativa da Mata Atlântica.
A exploração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses quando chegaram ao Brasil.
Há um espaço destinado a mostrar os mitos que envolviam as navegações e a história dos grandes navegadores, entre esses, Pedro Álvares Cabral.
João – um dos guias do Memorial
Em uma oca, podemos conhecer o modo de vida dos povos originários – os Pataxós.
Logo na entrada, há uma réplica do Atlas Miller, também conhecido como Atlas Lopo Homem- Reineis, ricamente ilustrado.
Na oca também encontramos pôsteres, cestarias, instrumentos musicais e armas, entre outros objetos, que foram criados com diversos fins, como rituais religiosos, proteção e enfeites corporais.
O destaque do Memorial é a réplica da nau de Pedro Álvares Cabral em tamanho real.
Na embarcação, há objetos e ferramentas importantes para a navegação como canhões, correntes e sacos de areia.
Durante a visita, conhecemos como viviam os marinheiros, onde dormiam, o que comiam e como faziam suas necessidades básicas.
Somente Pedro Álvares Cabral, comandante da expedição, tinha uma cabine. Os demais tripulantes vinham amontados e misturados com fardos, barris de carga e animais vivos, como cabras e galinhas, que eram consumidos ao longo da viagem.
Encerrado o trabalho do guia, os visitantes podem podem ficar à vontade para explorar o lugar e fazer fotos, aproveitando, inclusive, alguns espaços instragramáveis.
O espaço precisa ser revitalizado e poderia ser melhor explorado, mas a visita vale a pena.
Endereço: Avenida Beira Mar, 800 – Orla Norte – Porte Seguro (BA)
Facebook: https://www.facebook.com/memorialdaepopeiadodescobrimento
Top demais, muitas informações, muito completo !