TEM CIDADES

Cultura, Notícias e Muito Mais

Museu Republicano de Itu – uma viagem pela história brasileira

Esta postagem foi publicada em 2 de outubro de 2024 e está arquivada em Itu (SP).

Com visitação gratuita, o Museu Republicano de Itu possui um rico acervo, de diferentes períodos de nossa história

A cidade de Itu, no Interior paulista, é considerada o berço da República. Isso porque, foi no sobrado histórico, pertencente à família  Almeida Prado, que aconteceu a primeira Convenção Republicana do Brasil, em 1873. Este evento foi um marco na campanha republicana e na fundação do Partido Republicano Paulista.

O sobrado, atualmente, abriga o Museu Republicano, que foi inaugurado em 1923, no cinquentenário da Convenção, e, desde então, é uma unidade auxiliar pertencente ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

O prédio passou por uma grande reforma, em 1867, quando recebeu a fachada azulejada. Já a azulejaria interna,  no saguão de entrada, data de 1940.

Azulejaria com cenas formando uma narrativa da história de Itu entrelaçada a momentos-chave da história nacional

Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, o Museu trata da história da cidade de Itu e região, com ênfase no século 19.

Seu acervo  é composto por cerca de 950 peças de variada tipologia (numismática, mobiliário, porcelana, instrumentos de trabalho, telas a óleo, aquarelas, medalhas e condecorações), em grande parte datadas entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20.

Carga das Canoas, obra do artista Oscar Pereira da Silva

Merecem destaque, a coleção de retratos dos Convencionais Republicanos, com obras de autoria de José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Henrique Manzo, Tarsila do Amaral, entre outros, e aquarelas de Miguel Arcanjo da Assunção Dutra – Miguelzinho Dutra.

A exposição Tarsila depois de Tarsila pode ser visitada até 30 de junho de 2025. São pinturas que mostram uma outra face da conhecida pintora modernista.

No andar superior, são cinco salas de  exposição. As duas salas nas quais aconteceu a Convenção de Itu permanecem sem modificações, mantendo a estrutura original.

No andar térreo, além das salas de exposição, os visitantes podem desfrutar de um belo jardim, com estátuas inspiradas nas quatro estações do ano, que foram trazidas do Rio Janeiro, em 1935.

Quem se interessar, pode fazer uma visita on-line e passear pelos ambientes, acessando https://museurepublicano.usp.br/, mas para quem está na cidade, vale a pena a visita.

 

Endereço: Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico de Itu (SP)

Horário de funcionamento: de terça feira a domingo, das 10 às 17 horas

Telefone:(11) 4023 -0240 / 4023 -2525

E-mail: mrci@usp.br

Rede social: https://www.facebook.com/museurepublicano

Entrada gratuita

 

Fotos: Luiz Crossi Neto

Referências:

https://www.museurepublicano.usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco!
1
Fale Conosco!
Seja bem vindo ao Tem Cidades!
Quer seu site anunciado aquí?
%d blogueiros gostam disto: