Teaser do filme “Onde há vida, há esperança” e solenidade cidades-irmãs lotam teatro
Esta postagem foi publicada em 4 de outubro de 2022 e está arquivada em Jundiaí.Jundiaí (SP) assina Termo de Intenção para se tornar cidade-irmã de Prata di Pordenone (Itália). Durante o evento, é apresentado teaser do filme “Onde há vida, há esperança” que mostra a história de superação de uma família de imigrantes italianos, no final do século XIX.
Um bom público esteve presente no Teatro Polytheama, na noite de 23 de setembro, para a exibição do teaser do filme “Onde há vida, há esperança” e assinatura de Termo de Intenção para Jundiaí tornar-se cidade-irmã de Prata di Pordenone (Itália). A assinatura aconteceu em cerimônia organizada pela família Cereser.
A escolha da cidade de Prata di Pordenone como cidade-irmã se deu pelas origens da família Cereser, que veio de lá para Jundiaí, em 1886, e desde então, muito tem contribuído para o desenvolvimento de Jundiaí (SP).
Já o filme é o mais novo projeto do ator, diretor e produtor Rodrigo Rodrigues. Rodrigues, atualmente, mora em Londres, onde se dedica aos estudos de Efeitos Visuais, na University of West London, mas mantém laços com a cidade de Jundiaí e região e escolheu como tema de seu longa-metragem a história do imigração italiana para o Brasil e, particularmente, a história do italiano Santo Cereser.
Santo Cereser deixou sua família na Itália e veio ao Brasil em busca de novas oportunidades. Dois anos depois de sua chegada, conseguiu trazer sua família e comprar um sítio de 10 alqueires no atual bairro do Caxambu, em Jundiaí, onde iniciou a produção de uvas Niágara e, posteriormente, de vinho.
A família foi aprimorando, ao longo dos anos, a produção de vinhos e espumantes. Alguns de seus descendentes deram continuidade ao trabalho iniciado por Santo e nas últimas décadas, a empresa se tornou uma das maiores fabricantes de bebidas da América Latina.
A cerimônia de assinatura do Termo de Intenção contou com as presenças do Prefeito Emérito da cidade italiana, Dorino Favot e do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Estiveram presentes à solenidade, mais de 200 membros da família Cereser que vieram de vários estados brasileiros e mesmo do exterior, como Estados Unidos e Itália.
O evento contou com a participação da Orquestra Filarmônica de Valinhos. Sob a regência do maestro Felipe Gadioli, a orquestra apresentou o Hino da Itália, Hino Nacional Brasileiro, Hino da cidade de Jundiaí e, posteriormente, um concerto. Foi exibido um teaser do filme “Onde há vida, há esperança” e apresentadas duas músicas que fazem parte da trilha sonora do filme. Konstantinos Bampaliaris é um dos músicos que interpreta a canção original do filme – La vita ancora- com letra de Rodrigo Rodrigues, assim como a cantora Jade Zafirah, uma voz descoberta nas ruas de Parati, onde o diretor mantém um refúgio de criação.
O filme foi gravado, principalmente, em Jundiaí e Itupeva e contou com a participação de figurantes da região. A trilha sonora original do filme foi produzida pela Vitafone Música & Filmes e quem assina a composição das músicas são os compositores e produtores musicais Vitor Zafer e Kaique Fontes.
Leandro Firmino – ator
Fazem parte do elenco do filme, Luciano Szafir, Leandro Firmino, Alexandre Rodrigues, Christiane Oliveira, Gustavo Novaes e Daniel Bauerfeldt, entre outros.
Atores, figurantes, as equipes de produção e direção estiveram presentes no evento, além de representantes das marcas patrocinadoras e apoiadoras.
A pós-produção do filme será feita em Londres, com o apoio da Universidade de Londres (University of West London).
Exposição retrata imigração italiana
No domingo, 25 de setembro, foi aberta, no Solar do Barão, uma exposição fotográfica e de objetos e utensílios do século XIX, sobre a imigração italiana, que contou com a performance dos artistas Ricky e Kelly.
O Prefeito Emérito de Prata di Pordenone, Dorino Favot , prestigiou a abertura da exposição.
Prata di Pordenone (Itália) deverá tornar-se cidade-irmã de Jundiaí.
Dorino Favot, Prefeito Emérito de Prata di Pordenone
A exposição, que acontece nos jardins do Solar, permanecerá aberta à visitação até o dia 25 de novembro e a entrada é gratuita.
Referências:
Blog Italianíssimo. Disponível em: https://italianismo.com.br/santo-cereser-o-italiano-que-virou-sinonimo-de-bebidas-espumantes/. Acesso em 27.09.2022.
Cereser. Disponível em: http://www.cereser.com.br/cereser/ Acesso em 28.09.2022.
Parabéns a todos os organizadores. O encontro foi fantástico.