Torre de Pedra – tranquilidade e belas paisagens
Esta postagem foi publicada em 30 de dezembro de 2019 e está arquivada em Torre de Pedra.Localizada às margens da Rodovia Castelo Branco, a 162 km da cidade de São Paulo, Torre de Pedra é uma típica cidade do interior paulista.
Com pouco mais de 2.000 habitantes, o município já foi, no passado, distrito de Tatuí e, posteriormente, de Porangaba, emancipando-se em 1991.
O nome do município advém da existência de uma elevação rochosa – um morro testemunho – na zona rural, com cerca de setenta e cinco metros de altura, semelhante a uma torre, que pode ser avistada da rodovia.
Constitui, com mais oito municípios, a Área de Proteção Ambiental Corumbataí, Botucatu, Tejupá/ APA Botucatu, criada em 1983, com o objetivo de proteger as Cuestas Basálticas, e os atributos ambientais e paisagísticos, como os morros testemunhos, como a Torre de Pedra, o Morro do Bofete e as Três Pedras, os recursos hídricos superficiais, o Aquífero Guarani e o patrimônio arqueológico, representado pelo Abrigo Barandi, em Guareí, com registros pré-históricos de cerca de 6.000 anos.
Um ponto de encontro dos moradores da cidade é a Praça São Pedro, onde está localizada a paróquia de mesmo nome.
Apesar de não ter, ainda, infraestrutura para turismo, Torre de Pedra atrai quem gosta de tranquilidade e de estar em contato a natureza. Existem algumas pousadas rústicas e campings que atendem ao turista de aventura.
Para saber mais sobre a cidade, acesse:
http://www.torredepedra.sp.gov.br.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/torre-de-pedra/panorama
Referência:
Guia de Áreas Protegidas. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/area-de-protecao-ambiental-corumbatai-botucatu-tejupa-perimetro-botucatu/. Acesso em 28.12.2019