Trancoso – um dos mais belos vilarejos de praia do Brasil
Esta postagem foi publicada em 19 de janeiro de 2024 e está arquivada em Porto Seguro (BA).Trancoso é um charmoso distrito de Porto Seguro (BA) e destino imperdível para quem visita a cidade.
Permaneceu por séculos como uma aldeia jesuítica. A antiga aldeia de São Batista dos Índios, de 1586, foi um dos povoados que levaram o padre Anchieta a sugerir os aldeamentos da Bahia como modelo para a estratégia inicial de catequese e colonização.
Na década de 1970, o lugar foi descoberto pelo movimento hippie e passou a receber muitos visitantes.
O caminho para chegar até Trancoso já é cheio de surpresas, como visitar uma fábrica de chocolate e conhecer a casa onde Raul Seixas, o Raulzito, costumava ficar para compor suas canções.
A Praça São João, conhecida como “Quadrado”, está rodeada por casinhas antigas e coloridas, onde funcionam lojas de artesanato, bares e restaurantes, que à noite oferecem música ao vivo e tornam-se ponto de encontro para quem gosta de badalação.
A área foi tombada pelo IPHAN pelo seu conjunto arquitetônico. Constitui um importante patrimônio com a manutenção das fachadas das casas históricas.
Além das casinhas coloridas, o Quadrado conta com uma simpática igrejinha e um campinho de futebol.
A igrejinha de São João Batista foi construída no início do século XVIII, sobre as ruínas de um antigo convento jesuítico e conserva a simplicidade das primeiras igrejas encontradas no Recôncavo Baiano.
Ela é bem preservada e bastante frequentada pela comunidade para missas, sendo inclusive procurada por celebridades para realização de casamentos.
A paróquia também celebra as festas de São Sebastião, de São Brás e do Divino Espírito Santo.
Trancoso tem lindas praias, como a praia dos Coqueiros, dos Nativos, de Itaquena, a preferida dos surfistas, a Barra do Rio Trancoso, que revela o encontro do rio com o mar, as praias de Itapororoca e Patimirim, que são mais desertas, perfeitas para quem quer fazer uma caminhada .
A praia dos Coqueiros é a de mais fácil acesso, fica a 15 minutos de caminhada, partindo do Quadrado de Trancoso.
O mar azul, a larga faixa de areia, a beleza e a sombra dos coqueiros fazem o passeio valer a pena.
Mas fiquem atentos ao contratar passeios com agências de turismo. Contratamos um passeio, por meio de uma conhecida agência de viagens, que terceirizou os serviços. Só depois fomos informados que o passeio se restringia às praias dos Nativos e dos Coqueiros.
Como queríamos ir até o Quadrado, solicitamos informações à guia que disse que o trajeto era difícil. Que se quiséssemos ir, deveríamos pegar um táxi e tentar compartilhar com outros visitantes para reduzir os custos. Resolvemos ir a pé e para nossa surpresa, não houve dificuldade alguma. O terreno é um pouco íngreme e havia algum barro por conta da chuva, mas nada muito difícil, e em aproximadamente 10 minutos estávamos no local.
A guia também tentou nos induzir a ficar em um quiosque, que vinculava o uso de sua infraestrutura à reserva antecipada do almoço, ou ao pagamento de valores um tanto abusivos para uso apenas do espaço. Preferimos andar pelas praias e encontramos várias outras opções de quiosques, além de outros locais sob a sombra de árvores, onde é possível relaxar e curtir a paisagem.
Pelas suas lindas praias e o charme do Quadrado, com sua intensa vida noturna, Trancoso é o destino escolhido por muitos turistas e celebridades para as férias de verão e é um passeio imperdível para quem visita Porto Seguro.
Fotos: Luiz Crossi Neto
Localização: