Trem Guararema – uma viagem ao passado
Esta postagem foi publicada em 16 de julho de 2024 e está arquivada em Guararema (SP).Partindo da Estação Central de Guararema, o trem nos leva até a Estação de Luís Carlos.
A cidade de Guararema faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e está a 81 km da capital.
Muitos turistas têm visitado a cidade atraídos pelo passeio do Trem Guararema – um trem operado pela Regional Sul de Minas da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
A ABPF é uma oscip que tem como objetivo promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.
O passeio tem início na Estação Central de Guararema, km 426 do Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e segue em direção a Estação Luís Carlos, localizada no km 433 da ferrovia, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta).
A Estação de Guararema foi tombada pelo município e foi utilizada para transporte de cargas e pessoas, de 1876 a 1970.
O prédio está bem preservado e a estação é charmosa. Existem estacionamento para carros, com entrada ao lado da estação e banheiros públicos, porém ficam um pouco distante da área de embarque.
O local onde está instalada a bilheteria é pequeno, o que dificulta a aquisição dos bilhetes.
Na sala ao lado da Bilheteria, os visitantes podem conhecer um pouco da história da ferrovia em uma exposição feita com peças doadas.
O passeio é realizado em vagões que pertencem ao acervo da ABPF. São oferecidas três opções de carro.
A Vila Luis Carlos, destino final do trem, formou-se ao redor da pequena estação de trem com inspiração inglesa, construída em 1914.
O nome da estação é uma homenagem ao Dr. Luiz Carlos da Fonseca, chefe do 2º Distrito da Central, que também era poeta e escritor.
Na pequena vila ao redor da estação, foram filmados diversos filmes do cineasta e ator Amacio Mazzaropi.
As casas coloridas, construídas na década de 1920, hoje abrigam bares, restaurantes, cafés e lojas de artesanato.
Igreja de São Lourenço
Algumas edificações encontram-se, atualmente, fechadas, pois, segundo a guia que nos acompanhou, a Vila está passando por um processo de revitalização para melhor receber os turistas.
Hamilton Almeida – Guia de Turismo de Guararema
Na Vila, ainda é possível visitar uma simpática igrejinha e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde se pode conhecer os principais pontos turísticos de Guararema.
Músicos locais levam alegria a todos os vagões do trem.
Três dos carros são de madeira e pertenciam à São Paulo Railway para uso em sua linha Santos-Jundiaí.
Na volta, para completar o passeio, vale a pena visitar, a poucos metros da Estação, o Pontilhão – uma ponte em estrutura metálica, de origem belga, que foi montada pelos ingleses. O Pontilhão passa por cima do Rio Paraíba do Sul, um dos principais atributos naturais de Guararema, e que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As saídas para o passeio ocorrem nos finais de semana e feriados nacionais. Aos sábados a partida é às 14h30, chegando de volta às 16h30. Aos domingos, o passeio ocorre em dois horários: às 10 horas, chegando de volta às 12 horas e partida às 14h30, chegando de volta às 16h30. A programação é sujeita a confirmação.
O passeio vale a pena, principalmente porque ao realizarmos a viagem estamos contribuindo para o trabalho de preservação ferroviária que é realizado.
Estação Central de Guararema
Endereço: Rua Dr. Falcão, 4 – Centro de Guararema
Telefone: (11) 97363-6405
Fotos: Luiz Crossi Neto
Referências:
Trem de Guararema. Disponível em: https://www.tremdeguararema.com.br/
Adorei a riqueza de detalhes, as informações sobre cada ponto. Os vídeos de super qualidade e que aguçou a vontade pelo passeio.
Que vilinha mais linda essa Vila do Luis Carlos.
Parabéns pelo conteúdo.