Viaduto São João Batista
Esta postagem foi publicada em 8 de novembro de 2019 e está arquivada em Jundiaí.O viaduto São João Batista liga a rua Dr. Torres Neves ao bairro Ponte São João. Foi construído em 1950 sobre as linhas de trem das Companhias Paulista de Estradas de Ferro e Sorocabana.
O viaduto possui 300 metros de extensão e foi executado em concreto armado, sem vigas, com fundações sobre estacas de concreto de 15 metros de comprimento.
A construção do viaduto da Ponte, o primeiro da cidade, fez parte de um amplo conjunto de obras da primeira gestão do prefeito Vasco Antonio Venchiarutti.
Para construí-lo, Venchiarutti passou de casa em casa pedindo um empréstimo popular às famílias jundiaienses. O povo aderiu e no dia 28 de fevereiro de 1950 foi batida a primeira estaca.
Em setembro do mesmo ano, cartazes com a figura de um homem com a cabeça voltada ao céu, anunciavam a inauguração do viaduto. O personagem trazia nas mãos pedaços da porteira que fechava o centro e a Ponte, durante a passagem dos trens da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Foi denominado “Viaduto São João Baptista” pela Lei Municipal número 96, de 03 de novembro de 1950.
O projeto de Lei número 213/1950, de autoria do vereador Armando Gáspari, que deu origem à lei, destacava que “o viaduto foi idealizado e construído para atender ao justo reclamo dos moradores da Ponte São João que durante tantos anos foram sacrificados pelas céleres porteiras da Cia Paulista de Estradas de Ferro”.
A escadaria para pedestres era a ligação com a estação da Companhia Paulista, logo abaixo.
Fotos da construção do viaduto, em 1949. Acervo Prof. Maurício Ferreira.
Disponível em: https://www.facebook.com/professormauricioferreira/?fref=nf