TEM CIDADES

Cultura, Notícias e Muito Mais

Cordisburgo – a terra de Guimarães Rosa

Esta postagem foi publicada em 21 de fevereiro de 2020 e está arquivada em Cordisburgo M.G..

A pequena e pacata Cordisburgo (MG), distante 120 km de Belo Horizonte, possui duas atrações turísticas imperdíveis: a gruta de Maquiné e o Museu Casa de Guimarães Rosa.

A gruta de Maquiné foi descoberta 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria do Maquiné, então proprietário das terras. Foi pesquisada, a partir de 1834, pelo naturalista dinamarquês Peter Lund, chamado de o pai da paleontologia brasileira.

A gruta apresenta sete salões grandes ligados por meio de estreitas passagens. Cada salão recebeu uma denominação de acordo com as figuras que aparecem em seu interior. A sétima câmara é dividida em duas partes, Dr. Lund e Cemitério, esta última fechada à visitação.

Maquiné  apresenta um belo acervo de espeleotemas (formações de cristais). Os principais são as estalactites (formas pontiagudas que nascem a partir do teto), estalagmites (formas que crescem a partir do chão), colunas e cortinas.

Lund permaneceu na caverna por quase dois anos para realizar os seus estudos. Nesse período, descobriu restos humanos e de animais fossilizados do quaternário, como esqueletos de aves fossilizadas com envergadura de até 3 metros. Também encontrou esqueletos de preguiças. Eram poucas peças da menor preguiça da família dos megaloniquídeos, que tinha o tamanho de uma ovelha hoje, já foram identificadas 13 espécies de preguiça no Brasil.

Há 12 mil anos, existiam, no Brasil, preguiças enormes, que chegavam a ter o tamanho de um elefante.

Visitar Maquiné é mergulhar no passado do planeta.

Endereço: Via Alberto Ramos, MG-231, S/N Zona Rural, Cordisburgo

Dias e horários de funcionamento: Diariamente de 8 às 16h30

É cobrada Taxa de visitação

Já o Museu Casa Guimarães Rosa foi inaugurado em 1974, na casa onde o escritor passou os primeiros anos de sua infância (1908 a 1917). Construída em fins do século XIX a casa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA/MG.

O prédio passou por restauração. Foi reconstituída a venda do Sr. Floduardo, mais conhecido como “Seu Fulô”, pai de Guimarães Rosa.

O acervo do Museu é composto por fotografias, móveis, rascunhos, máquinas de escrever, objetos de uso pessoal como as suas famosas gravatas borboletas. Nele também é possível apreciar o diploma que o autor recebeu da Academia Brasileira de Letras.

Endereço: Rua Padre João, 744 – Cordisburgo

Telefone: +55 (31) 3715-1425

Email: museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br

Horário de visitação: diariamente, das 9h30 às 17 horas

É cobrada taxa de visitação

Uma extensão do Museu também pode ser encontrada na entrada da cidade – é o Portal Grande Sertão.

Localizado na Praça Miguilim, o Portal foi desenvolvido para a comemoração do centenário de Guimarães Rosa, e é composto por representações de figuras humanas, esculpidas em bronze pelo artista Léo Santana. São seis sertanejos, tipicamente trajados e montados em cavalos, saudados pelo escritor. A cena é emoldurada por um pórtico em metal.

Dias e horários de funcionamento: Acesso livre ao público

Mas Cordisburgo também oferece outras atrações.  Duas bastante curiosas são o Zoológico de Pedras “Peter Lund” e a Casa Elefante.

O Zoológico de Pedra Peter Lund possui réplicas confeccionadas com telas, areia e cimento, de animais do Período Pleistoceno (entre 10.000 e 2.000.000 de anos).

As esculturas foram esculpidas pelo artista Stamar Azevedo.

Os animais em exibição são reproduções dos fósseis encontrados por Peter Lund no interior da Gruta do Maquiné.

Localização: Praça Octacílio Negrão de Lima

Rua Governador Valadares, alguns metros à frente da linha férrea.

Dias e horários de funcionamento: Acesso livre ao público

 

A Casa Elefante Lakshmi começou a ser construída, em 2009, pelo escultor Stamar, popularmente conhecido como “Tazico”, mesmo artista que criou o Zoológico de Pedra. Depois da construção do Zoológico, o artista percebeu que com sua técnica, era capaz de produzir monumentos maiores e, utilizando de muita criatividade, decidiu esculpir uma casa em forma de elefante.

Localização: Rua São José – Centro

Informações: (31)9303-9389

É cobrada uma taxa de visitação

Também merecem ser visitadas a estação ferroviária, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, localizada no centro da cidade e a Capela São José,  considerada um marco do início do povoado.

 

Referências:

Gruta de Maquiné. Alexandre C. Mota. Disponível em: https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/turismo/gruta-de-maquine. Acesso em 06.02.2020.

Governo de Minas Gerais. Disponível em: http://www.iof.mg.gov.br/index.php?/cultura/cultura-arquivo/Portal-e-a-entrada-do-Grande-Sertao.html. Acesso em 06.02.2020.

Prefeitura de Cordisburgo. Disponível em: https://cordisburgo.mg.gov.br/turismo/. Acesso em  06.02.2020.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco!
1
Fale Conosco!
Seja bem vindo ao Tem Cidades!
Quer seu site anunciado aquí?
%d blogueiros gostam disto: