Antigo Grupo Escolar Siqueira de Moraes
Esta postagem foi publicada em 4 de novembro de 2019 e está arquivada em Jundiaí.Foi um dos primeiros estabelecimentos de ensino instituídos pelo governo no interior do Estado de São Paulo. Sua inauguração aconteceu em 13 de abril de 1896 e a instalação no dia 15 do mesmo mês e ano.
Na data da inauguração foram matriculados 327 alunos, sendo 173 meninos e 154 meninas, nas quatro séries.
O prédio tem a forma de chalé, com duas salas espaçosas em cada pavimento. O pavimento térreo era ocupado pelos meninos e o superior pelas meninas.
Sua fachada distingue-se totalmente das demais escolas do período, recebendo o mesmo tratamento dispensado às residências tipo chalé, projetadas por Ramos de Azevedo , no fim do século XIX, sendo por isso, seu projeto arquitetônico a ele creditado.
Foi tombado pelo CONDEPHAAT, em 2002, juntamente com outros 122 prédios localizados em diferentes cidades do Estado de São Paulo, que entre 1890 e 1920 foram construídos para abrigar escolas.
Depois de sucessivas reformas, o prédio hoje abriga a Pinacoteca Municipal.
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 -Centro
Telefone: (11) 4586-2326
Referência:
Governo do Estado de São Paulo. Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8898. Acesso em 19.01.2020.
Foi a escola onde tive professores e professoras fantásticos. Amo o Siqueira. Tenho orgulho de ter estudado na primeira escola instalada no interior do Estado.
Tive Mariazinha Congiglio como professora. Ela era extraordinária. Eu sempre fui apaixonado por ela. Mulher fantástica. Fernando, professor de Ciências, Osvaldo era de português e tinha outro Osvaldo, esse era de história.
Saudades do Siqueira. Vontade passar por lá e visitar a escola.
Amo você está Siqueira de Moraes.