Museu da Companhia Paulista

 

Em 9 de março de 1979, foi inaugurado o Museu Ferroviário Barão de Mauá. Esta denominação foi uma homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário no Brasil, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá). No entanto, após seu restauro, foi aberto com novas bases museológicas, em 14 de maio de 1995, denominando-se “Museu da Companhia Paulista”.
O centenário edifício de dois andares com cerca de 1.500 metros, de tijolos aparentes , que  o abriga, já é por si só uma obra de grande interesse histórico por lembrar as típicas construções ferroviárias.
O Museu conta com um acervo de aproximadamente três mil peças. Podem ser encontradas miniaturas de locomotivas, apitos, buzinas, fotos, livros de acionistas, entre outros objetos que retratam a história da ferrovia.

O público em geral; escolas públicas estaduais e municipais e particulares, universidades, faculdades e grupos de turismo com monitoria podem visitar o Museu, mediante prévio agendamento.

Horário de atividades e endereço
de terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas, e das 13 às 17 horas
sábados e domingos, das 10 às 12 e das 13 às 16 horas
Av. União dos Ferroviários, 1760 – Jundiaí/SP – 13201-160
Telefone: (0xx11) 4521-3020

Segundas-feiras: permanece fechado para manutenção.

Entrada: gratuita

 

FOTOS HISTÓRICAS

Referência:

Prefeitura de Jundiaí. Unidade de Gestão de Cultura. Disponível em https://cultura.jundiai.sp.gov.br/espacos-culturais/museu-da-cia-paulista/. Acesso em 27.11.2019

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco!
1
Fale Conosco!
Seja bem vindo ao Tem Cidades!
Quer seu site anunciado aquí?
%d blogueiros gostam disto: