Parque das Orquídeas: o Aterro Sanitário que virou parque

Parte do antigo aterro foi transformada em um Parque Comunitário para lazer da população

Em 2004, a Prefeitura de Várzea Paulista recebeu, como forma de compensação,  a doação de um Parque Esportivo, Recreativo e Comunitário feita pelo CIAS (Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário).

O Parque, atualmente conhecido como Parque das Orquídeas, está localizado no Jardim América IV e foi doado aos moradores da cidade após o encerramento das atividades do Aterro Sanitário que existia no local, em área considerada totalmente estabilizada, livre da emissão de gases.

O espaço conta com pista para caminhada, parque infantil, duas quadras de futebol de areia, duas de futsal, uma de vôlei de areia e tênis.

Há, ainda, duas churrasqueiras, bancos e infraestrutura, como banheiros e bebedouros.

Sobre o Aterro Sanitário

O aterro sanitário de Várzea Paulista encerrou definitivamente suas atividades no dia 31 de março de 2006.

Seis cidades depositaram lixo no local durante 20 anos: Várzea Paulista, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Vinhedo, Louveira e Cajamar. Esses municípios constituem o Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário (Cias) e, em 2004, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), documento que trata do encerramento do aterro sanitário, sua manutenção e a construção de obras de compensação na região.

Futuramente, outras áreas que estão sendo recuperadas poderão ser entregues para a população.

Nessas quase duas décadas de existência, o Parque passou a ser um importante ponto de lazer para a população local. Porém, no período da pandemia do COVID-19, como permaneceu fechado por algum tempo, acabou sofrendo depredações, como quebra de vidros e brinquedos, danificação das instalações elétricas e dos banheiros.

O Tem Cidades conversou com frequentadores do Parque, que manifestaram o desejo da instalação de uma academia ao ar livre no local, para ampliar as atividades e atender outros públicos, bem como a colocação de mais torneiras e recuperação da infraestrutura.

Conversou também com os administradores do espaço – CIAS e Prefeitura de Várzea Paulista – para conhecer as propostas para o local.

De acordo com o CIAS,  foi realizada, recentemente, a reforma das quadras poliesportivas e iniciada a recuperação dos brinquedos de madeira. Numa segunda fase está prevista a construção de uma pista de bicicross e, posteriormente, a reformulação da infraestrutura. Mas não há data para a realização das obras.

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Assessoria da Imprensa, informou que o Parque das Orquídeas recebe a manutenção pontual, conforme cronograma de cuidados com as áreas públicas e que não há projetos para ampliação e obras no local.

 

Endereço: O Parque das Orquídeas está localizado na Rua Francisco José de Santana, 140 – Jardim América IV. Para chegar ao local é necessário seguir pela Avenida Pacaembu até chegar ao cemitério municipal, em seguida seguir até o final da Rua Francisco José de Sant’Ana, no Jardim América IV, a entrada do parque fica à esquerda. O uso das áreas de lazer e agendamento da churrasqueira e do salão podem ser realizados das 08 às 17h30.

 

Referência:

Prefeitura de Várzea Paulista. Disponível em: https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/2020/01/02/parque-das-orquideas-e-um-dos-destaques-de-varzea-paulista/.Acesso em 09.05.2022.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco!
1
Fale Conosco!
Seja bem vindo ao Tem Cidades!
Quer seu site anunciado aquí?
%d blogueiros gostam disto: