Pirapora do Bom Jesus (SP): a cidade da fé viva

Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a 54 km da capital, Pirapora do Bom Jesus é conhecida principalmente em virtude do turismo religioso.

Quem chega à cidade pela estrada dos Romeiros (que liga Barueri e a Itu) depara-se logo na entrada com o Portal dos Romeiros, considerado atualmente um dos maiores monumentos da fé do Estado de São Paulo.

Pirapora era um sítio de Santana do Parnaíba quando, em 1725, a imagem de madeira do Senhor Bom Jesus foi encontrada, por José de Almeida Naves, numa corredeira, apoiada numa pedra do Rio Anhembi, que atualmente recebe o nome de Tietê.

José pediu licença eclesiástica para construir uma capela em sua propriedade, que lhe concedida em 07 de maio de 1725.  Anos mais tarde, após uma reforma, a Capela foi elevada a Santuário.

Em 1897, o Santuário do Senhor Bom Jesus e suas terras da freguesia foram desmembrados da Paróquia de Santana de Parnaíba, tornando-se Paróquia.

Apenas em 1959, Pirapora do Bom Jesus emancipou-se de Santana de Parnaíba, tornando-se município.

A imagem de Bom Jesus, padroeiro da cidade, está exposta na igreja matriz, que é o destino de milhares dos romeiros que visitam a cidade anualmente. Há mais de cem anos, devotos de vários lugares do Brasil fazem a peregrinação até o Santuário.

Defronte à igreja, construída com arquitetura jesuíta, estão as imagens de São Pedro e São Paulo e, nas proximidades, um antigo coreto atrai visitante

Próximo à igreja, encontramos o Seminário Premonstratense (cuja Ordem surgiu na França e foi criada por São Norberto), o Museu São Norberto, que pertence ao Seminário e a gruta. No Museu podem ser encontrados objetos religiosos, obras de arte e fotografias antigas da cidade.

A capela do Seminário foi construída entre 1926 e 1928 e chama a atenção pelas belas obras de madeiras.

O Rio Tietê, que corta a cidade, poderia ser um importante ponto turístico não fosse sua poluição e as nuvens de espumas que o cobrem em certas épocas do ano, espalhando-se pela cidade.

Pirapora do Bom Jesus faz parte do Caminho do Sol, que começa em Santana do Parnaíba e termina em Águas de São Pedro e é conhecido como o caminho de Santiago brasileiro, pois tem o mesmo objetivo e características.

Fé e religiosidade estão presentes no dia a dia de Pirapora do Bom Jesus, por isso ela é conhecida como a cidade da fé viva.

Endereços:

Igreja Matriz

Largo da Matriz – Centro

 

Museu São Norberto

Rua Nossa Senhora de Fátima, 42-76

 

Portal dos Romeiros

Estrada Municipal Vila Nova

 

Referências:

Wikipédia. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pirapora_do_Bom_Jesus

Acesso em 21.07.2020.

 

Santuário do Senhor Bom Jesus Pirapora. Disponível em: http://sbj6.com.br/historia/.Acesso em 22.07.2020.

 

Para limitar a propagação do coronavírus (COVID-19), as atrações podem estar total ou parcialmente fechadas. Antes de visitar, consulte as recomendações do governo local.

9 thoughts on “Pirapora do Bom Jesus (SP): a cidade da fé viva

  1. Thanks for your own work on this website. My mum take interest in setting aside time for research and it is simple to grasp why. We notice all relating to the powerful way you provide very helpful tips and hints via your website and therefore strongly encourage response from visitors on this subject matter while our own simple princess is undoubtedly studying so much. Take pleasure in the rest of the year. Your performing a tremendous job. Tonie Chrissy Fae

  2. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with a few pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is great blog. A fantastic read. I will definitely be back. Ynes Hadleigh Eva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco!
1
Fale Conosco!
Seja bem vindo ao Tem Cidades!
Quer seu site anunciado aquí?
%d blogueiros gostam disto: