Princesa Isabel e as águas de Caxambu (MG)
Esta postagem foi publicada em 24 de abril de 2020 e está arquivada em Caxambu.
Uma história interessante envolve a princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II e herdeira do trono brasileiro, e a cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, famosa pelas suas águas curativas.
A Princesa, junto com seu marido, Conde D’Eu, foi atraída à cidade, em 1868, em busca da cura para sua infertilidade, causada por uma anemia profunda.
Eles ficaram um mês na cidade. Durante a estadia, foi lançada pela princesa Isabel, a pedra fundamental da Igreja Santa Isabel da Hungria, com a promessa de sua construção, caso a herdeira viesse a engravidar.
E as águas ferruginosas de Caxambu proporcionaram a cura da Princesa e assim, a construção foi iniciada. Mas a igreja só foi consagrada no ano de 1897, quando a família imperial já se encontrava no exílio.
Atualmente, é a igreja mais famosa de Caxambu tendo sido tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
No Parque das Águas de Caxambu, a Fonte Dona Isabel / Conde D’Eu recebe um grande número de visitantes.
É a mais indicada como tônico geral com ação anti-anêmica. Indicada para casos de debilidade do organismo e astenia. Além de ferruginosa, possui radioatividade e outras riquezas como o magnésio, cálcio, flúor, sílica e estrôncio.
Em 2017, a Prefeitura de Caxambu inaugurou um busto em homenagem à Princesa Isabel, lembrando sua visita ao município e a construção da igreja Santa Isabel da Hungria.
Referência:
Prefeitura de Caxambu. Disponível em: http://www.caxambu.mg.gov.br/v2/historia/. Acesso em 22.04.2020.