Trancoso – um paraíso no litoral sul da Bahia
Esta postagem foi publicada em 3 de junho de 2020 e está arquivada em Porto Seguro (BA).
Trancoso é um charmoso distrito de Porto Seguro (BA) e destino imperdível para quem visita a cidade.
Permaneceu por séculos como uma aldeia jesuítica. Na década de 1970, o lugar foi descoberto pelo movimento hippie e passou a receber muitos visitantes.
O caminho para chegar até Trancoso já é cheio de surpresas, como conversar com os índios Pataxó, visitar as pequenas lojas de doces caseiros e conhecer a casa onde Raul Seixas, o Raulzito, costumava ficar para compor suas canções.
O centro do distrito, conhecido como “Quadrado”, é composto por casinhas antigas e coloridas onde funcionam lojas de artesanato, bares e restaurantes, que à noite oferecem música ao vivo e tornam-se ponto de encontro para quem gosta de badalação.
Ainda no Quadrado encontramos a simpática igrejinha de São João Batista, construída no século XVII. Sua arquitetura é herança colonial, remontando ao trabalho dos jesuítas no Brasil colônia. Possui altares originais e imagens de vários padroeiros, inclusive de São João Batista.
A igreja tem um mirante de onde se tem uma bela vista do mar.
Trancoso tem lindas praias, como a praia dos Coqueiros, dos Nativos, de Itaquena, a preferida dos surfistas, a Barra do Rio Trancoso, que revela o encontro do rio com o mar, as praias de Itapororoca e Patimirim, que são mais desertas, perfeitas para quem quer fazer uma caminhada e a Praia do Espelho (Curuípe), considerada por muitos, como a mais bonita da Bahia.
A praia com suas falésias e coqueiros torna-se ainda mais bonita na maré baixa, quando os corais formam uma paisagem única, com várias piscinas naturais e em alguns momentos é possível ver o efeito de espelho nas águas do mar.
Pelas suas belezas naturais e o charme do Quadrado, com sua intensa vida noturna, Trancoso é o destino escolhido por muitas celebridades para as férias de verão e é um passeio imperdível para quem visita Porto Seguro.
Para limitar a propagação do coronavírus (COVID-19), as atrações podem estar total ou parcialmente fechadas. Antes de visitar, consulte as recomendações do governo local.