TEM CIDADES

Cultura, Notícias e Muito Mais

Várzea Paulista – Cidade das Orquídeas

Esta postagem foi publicada em 24 de junho de 2022 e está arquivada em Várzea Paulista.

História

A história de Várzea Paulista teve início em 1867 com a construção da estrada de ferro São Paulo Railway – a Santos Jundiaí – pelos ingleses.

A estrada passava por uma várzea com um acidente geográfico e as águas do Rio Jundiaí. 

O local começou a ser povoado dezenove anos depois da inauguração desse trecho ferroviário, no final do século XIX, mais precisamente em 1886. O primeiro morador varzino foi Isaac de Souza Galvão, que montou a primeira olaria do local. 

Famílias chegaram à região trabalhando nas plantações de cana de açúcar, mandioca e depois, café. 

Em 1891 foi inaugurada a Estação Ferroviária. Como as demais estações construídas  pela São Paulo Railway, segue uma arquitetura padrão. Todo material usado na construção foi trazido pelos ingleses. 

Em agosto de 1956, o Cartório Civil teve seus livros liberados para assentamentos. O nome do distrito, que até então pertencia a Jundiaí,  era Secundino Veiga, em homenagem ao jornalista que, a convite dos doutores Eloy Chaves e Olavo Guimarães, assumiu a direção do extinto jornal O Jundiaiense, com tendências republicanas. 

O cartório substituiu a denominação de Secundino Veiga para Distrito de Várzea, em alusão ao terreno ribeirinho, baixo e plano, situado às margens de um rio.  

Em 1964, um grupo de varzinos, se reuniu para requerer a emancipação político-administrativa do local. A Assembleia Legislativa de São Paulo deu início ao movimento de emancipação por meio da lei estadual 5.820.

No dia 21 de março de 1965, o bairro foi elevado a município de Várzea Paulista. 

A cidade teve, a partir daí, um crescimento populacional vertiginoso. Em 1970, o número de habitantes era de 9.910, saltando para 33.835 em 1980. Atualmente, sua população estimada é de 124.269 (IBGE-2021).

A cidade hoje

O município tem sua área urbana conurbada com Jundiaí. Atualmente integra a Região Metropolitana de Jundiaí, sendo a menor cidade em extensão (35,12 km2) e a segunda mais populosa, perdendo apenas para Jundiaí. 

O crescimento acelerado da cidade trouxe inúmeros desafios na área de saneamento básico como abastecimento de água, destinação de resíduos, drenagem urbana e tratamento de esgoto.

O esgoto passou a ser tratado em 2013, com a inauguração da ETE integrada Várzea-Campo Limpo Paulista, gerida pela Sabesp.

Sabesp ETE Várzea Paulista

 

Para a questão dos resíduos estão sendo discutidas iniciativas para a implementação do Plano Regional de Resíduos Sólidos, juntamente com as demais cidades integrantes do CIAS – Consórcio Internacional para Aterro Sanitário.

Sede Administrativa do CIAS

 

Um dos principais causadores das enchentes no município – o Córrego Bertioga – tem recebido inúmeras obras como o piscinão e o tunnel liner.

O crescimento também aconteceu na área econômica.  O setor terciário teve um grande impulso e a cidade ganhou  seu primeiro shopping center e diversas franquias conhecidas nacionalmente.

https://temcidades.com.br/paroquia-nossa-senhora-da-piedade-varzea-paulista/

A cidade das Orquídeas

Várzea Paulista também tem se destacado como grande produtora de orquídeas.  A cidade possui grandes orquidários, como o Orquidário de Várzea Paulista,  o Orquidea Shop e o Flores Vivas.

Natalia D’Andrea Calore – Orquidário Várzea Paulista

Ivan L. Todaro – Orquidário Flores Vivas

Gabriela Lourenço de Freitas Lima – Orquídea Shop

Em 2018, por meio da Lei nº 16.910, foi declarada a Cidade das Orquídeas, contribuindo para o desenvolvimento da atividade turística no município.

Desde 2005, o município realiza uma grande festa – a Orquivárzea, reunindo orquidófilos de todo o Brasil e atraindo um grande público. O evento teve suas últimas edições suspensas em virtude da epidemia  do COVID.

Esportes, Cultura e Lazer

A cidade conta com espaços para práticas esportivas e lazer da população, com destaque para o Parque Chico Mendes https://temcidades.com.br/parque-chico-mendes-oferece-lazer-para-toda-a-familia/, 

o Parque das Orquídeas  – https://temcidades.com.br/parque-das-orquideas-o-aterro-sanitario-que-virou-parque/,

o Centro Esportivo Cruz Alta

e o Complexo Esportivo Prefeito Kim Nozak, localizado no Jardim Promeca.

O CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados é um espaço público onde são oferecidos programas  e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. https://temcidades.com.br/ceu-varzea-paulista/

O CEU é fruto de um convênio com o extinto Ministério da Cultura. Hoje é um espaço da Prefeitura que conta com um anfiteatro e sala multiuso.  O CRAS Central também funciona no local. É um espaço aberto para a população e gerido junto com a comunidade.

No Espaço Cidadania, localizado na Av. Ipiranga, 151 (Centro),  funciona a Unidade de Cultura e a Biblioteca Pública Municipal.

A Biblioteca “Profa. Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” tem um vasto acervo literário com aproximadamente 25.500 livros disponíveis para empréstimo gratuito, bastando, para isso, associar-se à Biblioteca. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Espaço Cidadania está passando por reformas. Junto à Biblioteca está sendo construída a Casa da Memória, que funcionará como um pequeno Museu, contando a história de Várzea Paulista.

 

A cidade também possui a Musicarte – Escola de Música e Artes de Várzea Paulista, que oferece cursos gratuitos de canto coral infantil, canto coral adulto, expressão musical para mamães e bebês, musicalização infantil, bateria e percussão, clarinete, saxofone, flauta transversal, violino e dança do ventre. Para matricular-se, basta uma cópia do RG do aluno e uma cópia do comprovante de residência.

A Musicarte está localizada na Rua Manoel Gonçalves, 204 – Jardim Primavera. Tel: (11) 4595-4080.

E-mail: musicarte@varzeapaulista.sp.gov.br.

 

A cidade também conta com inúmeras praças. para o lazer da população

Central de Atendimento ao cidadão

Para simplificar a vida dos cidadãos, o Facilita concentra em um só lugar os serviços que realizam atendimento público. Localizado na Rua João Pólvora, 97, no Centro, o espaço conta com dois pisos, que totalizam 3.222,80 m2. Funcionam no local a Secretaria de Finanças, Secretaria da Saúde, Secretaria de Obras, PAT, Banco do Povo, Assistência Judiciária e Procon. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

A cidade e o voluntariado

Uma Organização da Sociedade Civil que tem se destacado pelas suas ações é o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV), fundado em 2012 com o objetivo de ajudar a população por meio do serviço de bombeiros.

Em 2014, após a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, seus objetivos foram reformulados, tornando o GBCV uma Organização da Sociedade Civil voltada ao atendimento das necessidades da população em todas as fases da Gestão de Risco e Resposta a Desastres.

Nos anos 2020 e 2021, o GBCV sentiu os duros efeitos da pandemia e quase encerrou suas atividades, mas no final de 2021, sob nova direção, recuperou-se, contando atualmente com 30 voluntários. A organização também está reestruturando sua nova base e reequipando seu veículo.

No dia 3 de junho, durante a comemoração de seus 10 anos de atividade, o GBCV fez o lançamento oficial do Aplicativo Digital  Voluntário Emergencista, que auxiliará no gerenciamento de emergências e desastres.

https://www.facebook.com/GBCV.BR/

 

Patrimônio natural e paisagístico

Apesar de bastante urbanizada, a cidade conta com áreas naturais que merecem ser preservadas pela beleza e importância ambiental, como o Morro do Mursa/Serra dos Cristais.

A ONG Amigos da Serra dos Cristais/Morro do Mursa é uma organização ambiental que  defende a preservação desse patrimônio. https://www.facebook.com/amigos.serracristais/

Notícias da cidade na web

TV Conquista

E para manter-se informado sobre o que acontece na cidade nas mais diversas áreas, basta acessar a TV Conquista, na web.

Segundo Laércio Bonfatti, um de seus idealizadores, A TV Conquista começou como uma rádio web e um projeto de uma TV web. Várias pessoas participaram do projeto, que consistia no que a TV faz hoje: divulgar o futebol, as igrejas, notícias gerais da cidade e  artistas locais. A TV foi pioneira na transmissão do futebol amador da cidade.

A TV conta, hoje, com uma programação diversificada, que inclui programas de entrevistas, variedades, esportes e música. Estão sendo criados os podcasts da TV e da Rádio São Paulo. A grade está sendo reformulada e, em breve, haverá um link com uma grade com 24 horas de informação.

Atualmente, há uma parceria entre a TV Conquista e a Fields FX Vídeo,  que faz a co-produção  e algumas produções da TV. Essa parceria se fortaleceu devido algumas mudanças no sistema de comunicação e crescimento da internet e o crescimento da plataforma de TV digital , TV web e rádios webs.

Segundo César Fields, a nova era da comunicação é a multiplataforma digital que engloba produtora de vídeo, vídeos para as redes sociais e mais a TV. A Fields FX cuida dessa parte.

Daniel Colker e sua equipe esportiva

 

 

Referências:

IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/varzea-paulista/panorama. Acesso em 15.05.2022

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=396044. Acesso em 30.05.2022.

Prefeitura de Várzea Paulista. Disponível em: https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/a-cidade/historia/. Acesso em 17.06.2022.

Prefeitura de Jundiaí. Disponível em: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/19/cidades-organizam-plano-de-residuos-solidos-que-deve-servir-de-referencia-a-gestao-ambiental/. Acesso em 03.05.2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco!
1
Fale Conosco!
Seja bem vindo ao Tem Cidades!
Quer seu site anunciado aquí?
%d blogueiros gostam disto: